O Governo Municipal, por meio da Vigilância Sanitária e das secretarias da Fazenda e Meio Ambiente, marcou presença no 6º Encontro Nacional de Pescadores, realizado na última domingo (19), na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z18. O evento reuniu dezenas de profissionais da pesca, com o objetivo de discutir práticas seguras e promover a regularização da atividade no município.
No encontro, Ortiz Junior, médico veterinário da Vigilância Sanitária, destacou os aspectos essenciais para garantir a segurança alimentar, com foco no armazenamento e manejo adequado do pescado.
O secretário adjunto da Fazenda, Dilson Lena, responsável pelo núcleo do ICMS, abordou os procedimentos necessários para a emissão de notas fiscais, um passo fundamental para a formalização da atividade pesqueira.
Além disso, Vitor Cembranel, representante da Emater, apresentou boas práticas de manejo e transporte do pescado, garantindo que o produto chegue ao consumidor com qualidade. O Pelotão Ambiental também participou, orientando os pescadores sobre a regularização necessária para evitar problemas durante fiscalizações.
O evento contou ainda com a contribuição do presidente da Confederação Brasileira de Pesca e Aquicultura (CBPA), Lorival Magnus, que destacou a parceria da Confederação com a colônia de pescadores e seu papel em representá-los junto às instâncias nacionais.
Num ciclo produtivo de discussões para o desenvolvimento da pesca em Ijuí, os representantes da Colônia de Pescadores, também aventaram a possibilidade de instalação do abatedouro de peixes, junto a Z18, sugestão que será apreciada pelo Poder Executivo, a fim de contribuir da melhor forma para o crescimento do setor.
Ijuí