EMF Soares de Barros formaliza pedido para implantação do modelo cívico-militar
Governo Municipal - Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025

A manhã desta segunda-feira (1º) foi marcada pela entrega dos documentos que formalizam a solicitação para que a Escola Municipal Fundamental Soares de Barros passe a integrar o modelo cívico-militar. A diretora da instituição, Rosa Mari Vieira Macuglia, entregou o material ao prefeito Andrei Cossetin em ato realizado no Salão Farroupilha.
Também estiveram presentes o secretário de Educação, Cláudio de Souza, a secretária adjunta Andréia da Rosa, integrantes da equipe diretiva da escola, representantes do Círculo de Pais e Mestres, vereadores e equipes pedagógica e administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Durante o ato, a diretora destacou que a escola realizou consulta pública no dia 7 de novembro, na qual 516 dos 562 participantes votaram favoravelmente à implantação do modelo, percentual que representa 91,82% de aprovação. Segundo Rosa Mari, a adoção da proposta contribuirá para a organização da rotina escolar e para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
O secretário de Educação, Cláudio de Souza, relembrou o processo de implementação do modelo cívico-militar no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil e na Escola Municipal Deolinda Barufaldi, reforçando o compromisso do Governo Municipal com o acompanhamento das instituições que optaram pelo programa.
O prefeito Andrei Cossetin destacou os investimentos realizados na rede municipal ao longo da gestão e ressaltou o crescimento do modelo no município. Conforme explicou, dos 8,4 mil estudantes da rede, cerca de 1,6 mil estão matriculados em escolas cívico-militares. Com a inclusão da Soares de Barros, mais de 25% dos estudantes da rede passariam a integrar instituições com esta modalidade.
O prefeito afirmou ainda que o governo trabalhará nos próximos meses nos trâmites necessários para a implantação do modelo e destacou a importância do apoio dos vereadores para a aprovação das legislações necessárias, garantindo que o processo avance, com a possibilidade de início em 2026.

.jpg)


