Projeto Energia na Escola destaca trabalhos sobre geração de energia hidrelétrica
Governo Municipal - Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025
Na noite da última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Demei Geração, promoveram o evento de apresentação das maquetes selecionadas na fase escolar do projeto “Energia na Escola”. Evento ocorreu no espaço INOVAFEST, durante a programação da Expofest Ijuí 2025.
O projeto envolveu turmas do 8º ano das escolas da rede municipal e teve como objetivo promover o ensino do processo de geração de energia hidrelétrica, com foco na realidade de Ijuí, utilizando a Usina Passo de Ajuricaba como estudo de caso desde o mês de agosto.
O presidente do Demei Geração, Jeferson Maturana Dalla Rosa, destacou a importância do projeto. “Esses trabalhos ajudam a desenvolver a cidade economicamente e sustentavelmente, pois é pela educação que a sociedade se transforma.”, afirmou.
O secretário de Educação, Cláudio de Souza, ressaltou a parceria com o Demei Geração e a importância do contato direto com a usina. “O que é estudado em sala de aula sobre energia se torna concreto quando os estudantes conhecem o funcionamento da usina.”
O prefeito Andrei Cossetin reforçou o papel transformador da educação. “É fundamental que os estudantes conheçam de perto o funcionamento de uma usina e compreendam a importância da energia hidrelétrica para a cidade. Parabenizo o Demei Geração, a SMED e todos os professores envolvidos por promoverem essa experiência prática que aproxima a teoria da realidade”.
Ao todo, oito escolas apresentaram suas maquetes e receberam certificado de reconhecimento pela participação.
Confira as maquetes apresentadas:
Escola Municipal Fundamental Anita Garibaldi
Como forma de valorizar essa história e promover o conhecimento entre os mais jovens, foi construída uma maquete de papelão da usina, com fins educacionais. A maquete representa não apenas a estrutura física da Usina Passo de Ajuricaba, mas também sua importância histórica, social e tecnológica para Ijuí. É um resgate do passado que olha para o futuro — com energia, consciência e orgulho.
Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi - Cívico Militar
A maquete representa uma réplica da Usina Passo de Ajuricaba, com foco em demonstrar o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Criada a partir de materiais reciclados, apresenta o corpo da barragem, as tubulações, a casa de força, a vegetação e as margens do rio. O modelo busca tornar visível o papel da engenharia, da natureza e da tecnologia na produção de energia limpa e renovável, promovendo a compreensão dos princípios físicos envolvidos e dos impactos ambientais e sociais dessa fonte energética. Mais do que uma representação, a maquete é um convite para imaginar a água em movimento se tornando eletricidade.
Escola Municipal Fundamental Dr. Ruy Ramos
A maquete produzida teve como objetivo promover uma aprendizagem significativa sobre a importância das hidrelétricas na geração de energia, seus impactos sociais e ambientais, utilizando o trabalho em projeto como estratégia para estimular a participação e o protagonismo dos alunos.
Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas
A maquete construída pelo grupo foi desenvolvida a partir do projeto “Energia na Escola”. A base para a construção foram os estudos realizados em sala de aula nos diferentes componentes curriculares e a visita à Hidrelétrica Passo de Ajuricaba. O grupo, orientado pela professora Tatiana, responsável pelo projeto Vivências Sustentáveis, representou a hidrelétrica de forma sustentável, reaproveitando materiais. A maquete apresenta detalhes de sua trajetória, como a marca da enchente e outros acontecimentos históricos.
Escola Municipal Fundamental João Goulart
A maquete da EMF João Goulart representa a Usina Passo de Ajuricaba, com ênfase no percurso das águas do Rio Ijuí no processo de geração de energia elétrica. Para a confecção, foram utilizados materiais reaproveitados e recicláveis, desde a base de madeira até os diversos elementos representativos associados às partes importantes da usina.
Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro
A maquete, construída com materiais reutilizados, tem uma base de 80 cm x 60 cm e representa a parte externa da usina hidrelétrica. Ela retrata a casa de máquinas — local onde ocorre a geração de energia — além da água represada e conduzida até o canal de deságue do rio Ijuí. Essa água é direcionada por tubulações de concreto até a casa de máquinas, onde se localizam as turbinas geradoras (que não estão representadas na maquete, pois esta se limita à área externa da usina). A maquete também mostra a saída da água que, após passar pela casa de máquinas, retorna ao leito do rio, sem provocar alagamentos. Além disso, estão representadas a rede de distribuição de energia externa e a estrada que atravessa o canal.
Escola Municipal Fundamental Soares de Barros
Os alunos do 8º ano criaram uma maquete da Hidrelétrica Passo de Ajuricaba como parte do projeto, unindo teoria e prática para compreender o uso sustentável da energia. A ideia surgiu nas aulas de Ciências, ao estudar fontes de energia, e foi enriquecida com uma visita à usina real. Com criatividade, os estudantes construíram a maquete usando materiais recicláveis e apresentaram o trabalho na Mostra “Energia na Escola”. Durante o evento, compartilharam conhecimentos sobre os impactos e benefícios da energia hidrelétrica, destacando sua importância para o desenvolvimento regional. O projeto incentivou a consciência ambiental e o protagonismo estudantil.
Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza
O trabalho de elaboração da maquete da Usina Passo de Ajuricaba foi desenvolvido de forma conjunta entre os componentes curriculares de Ciências, Geografia e Arte, orientado pelas professoras Ana Cláudia Escaio, Carla Riethmüller Haas e Jamile Cabreira, com apoio dos demais professores da escola. Os estudantes realizaram diferentes estudos para explorar e desenvolver os objetos de conhecimento e as habilidades previstas no referencial curricular municipal. Após esses estudos, a usina foi apresentada por meio de fotografias, imagens de satélite e carta topográfica, o que possibilitou sua representação na maquete. O grupo também realizou uma visita de campo à usina no mês de setembro, complementando o aprendizado teórico com a observação prática.