Ijuí lança Caminhos do Patrimônio

Governo Municipal - Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025


Ijuí lança Caminhos do Patrimônio

A cidade de Ijuí está prestes a dar mais um importante passo na valorização e na divulgação de seu patrimônio histórico, cultural e natural. Com o lançamento do roteiro, Caminhos do Patrimônio que envolve uma das linhas de desenvolvimento do Projeto Ijuí Codificado que conecta cultura, história e tecnologia.
Ao todo, 19 pontos do município foram mapeados e receberão QR Codes que, ao serem escaneados com o celular, darão acesso a um vídeo com informações sobre cada local – incluindo espaços culturais, monumentos, praças e prédios históricos. A proposta visa democratizar o acesso ao conhecimento sobre a cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade.
Compõem o roteiro: Praça dos Imigrantes, Museu Antropológico Diretor Pestana, Paróquia Nossa Senhora Natividade, Igreja do Relógio, Monumento- O Pioneiro, Prédio da Antiga Intendência, Sede da União das Etnias (UETI), Prefeitura de Ijuí, Praça Parque de Exposições Wanderley Burmann, Praça dos Imigrantes, Centro de Tradições Gaúchas Clube Farroupilha, Clube Ijuí, Parque da Pedreira, Prédio-Tiro de Guerra N° 337, Busto Augusto Pestana, Busto - Coronel Dico e Paróquia São Geraldo.
 O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Cultura. Uma das novidades é a presença do ETINICO mascote oficial do roteiro. Simpático e representativo, o Etinico, nome próprio, será o guia desta jornada, conectando as novas gerações com a história local.
O roteiro será lançado ainda nesse semestre, marcando uma nova fase na forma como Ijuí se apresenta, unindo tradição e inovação. De acordo com Vanilson Silveira, Chefe de Serviços da Coordenadoria de Turismo da SMCET, responsável pela elaboração técnica do projeto, “a proposta está alinhada com o que há de mais moderno na formatação de roteiros, ao oferecer uma experiência interativa e acessível. O formato autoguiado dá autonomia  ao visitante para montar seu próprio tour, de acordo com seus interesses e ritmo”.
Outro diferencial do projeto é o cuidado com a acessibilidade comunicacional: os conteúdos disponibilizados por meio dos QR Codes contarão com vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo o acesso à informação para a comunidade surda e promovendo a inclusão. A proposta democratiza o acesso ao conhecimento, fortalece o sentimento de pertencimento da população e coloca a história de Ijuí literalmente na palma da sua mão. Além disso,  a proposta apresenta potencial para contemplar outros atrativos, o que reforça sua flexibilidade e caráter expansível.

Município


Ijuí