3º Seminário InterCaps reuniu trabalhados dos Caps, hospitais e da Penitenciária
Governo Municipal - Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

O 3º Seminário InterCAPS Setembro Amarelo realizado em parceria com Hospital Bom Pastor e Fórum de Saúde Mental, ocorreu nesta quarta-feira, 17, reunindo profissionais, usuários e apoiadores da rede de atenção psicossocial para debater políticas públicas efetivas voltadas a saúde mental.
A programação contou com a participação dos convidados Paula Carvalho Gonçalves, Lucas Silveira e Suelen Nornberg, da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, além da psiquiatra forense Cíntia Paola Scopel. Neste ano, o seminário trouxe como enfoque os impactos da Resolução 487 do CNJ, que trata da política antimanicomial no âmbito do sistema prisional e socioeducativo. O debate evidenciou a importância do fortalecimento das políticas públicas para garantir cuidado adequado às pessoas em sofrimento psíquico, destacando a necessidade de revisão de fluxos de atendimento diante das novas demandas que chegam aos serviços de saúde.
Os usuários dos CAPS tiveram espaço para expressão e troca de experiências através de momentos artísticos e culturais, como a Roda Literária “A Vida em Movimento”, conduzida por Vera Raddatz, escritora e doutora em Comunicação, e a esquete teatral “Reflexão de um pequeno Diálogo”, apresentada por Sozane Goi. O grupo musical "Caravana da Saúde Mental", sob responsabilidade do oficineiro do CAPS AD II Tiago Rubert.
Estavam presentes no evento trabalhadores dos três CAPS do município, representantes da coordenação de saúde mental dos hospitais, da Unidade de Saúde Prisional e do Albergue da Penitenciária Modulada.
O seminário se consolidou, assim, como um espaço de construção coletiva, promoção de saúde e valorização da vida.
