Programa Municipal Cívico-Militar é implantado na Escola Deolinda Barufaldi

Governo Municipal - Sexta-feira, 27 de Junho de 2025


Programa Municipal Cívico-Militar é implantado na Escola Deolinda Barufaldi

O Governo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), oficializou, na noite desta quinta-feira (26), a instalação do Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares na Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, localizada no bairro Alvorada. A iniciativa tem base na Lei Municipal nº 7.544, de 18 de janeiro de 2024, que institui e regulamenta o modelo no âmbito da Rede Municipal de Ensino.

 

A EMF Deolinda Barufaldi é a segunda escola de Ijuí a adotar o modelo cívico-militar, juntando-se ao Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), que implantou o programa ainda no formato federal. Com a extinção do programa pelo atual Governo Federal, o Executivo Municipal elaborou legislação própria para garantir a continuidade da proposta na cidade.

 

O modelo integra o plano de governo do prefeito Andrei Cossetin e tem apresentado resultados positivos, especialmente no fortalecimento da organização escolar e no estímulo à disciplina. Os militares da reserva da Brigada Militar e do Exército atuam como apoiadores, desenvolvendo ações voltadas à valorização dos princípios éticos, cívicos e comunitários. A atuação não interfere nas atividades pedagógicas, que permanecem sob responsabilidade dos professores e das equipes diretivas das escolas.

 

Durante a cerimônia, a diretora da escola, Elisandra Denise Baiotto, destacou o envolvimento da comunidade e os avanços já conquistados. “A Deolinda Barufaldi está em festa porque é um privilégio ser cívico-militar. Esse privilégio foi conquistado com o sim dado pela comunidade na consulta popular de 2021. Esse programa solidifica valores que já trabalhamos aqui, como civismo, organização e disciplina”, afirmou.

 

O secretário de Educação, Cláudio de Souza, relembrou a construção do projeto em Ijuí. “Esse momento representa o cumprimento de um compromisso do nosso plano de gestão. Em 2021, quando implantamos o modelo federal no Imeab, a comunidade da Deolinda também manifestou interesse. Com o encerramento da iniciativa federal, elaboramos, com o Poder Legislativo de Ijuí, a lei municipal que hoje garante essa continuidade”, explicou.

 

O prefeito Andrei Cossetin emocionou-se ao lembrar da realidade enfrentada pela escola no início da gestão. “Eu chorava de tristeza ao ver salas com infiltrações, banheiros em péssimas condições e professores tendo que fazer rifas para resolver problemas estruturais. Hoje, volto aqui e choro de felicidade pelos investimentos feitos, pela estrutura que essa comunidade agora tem. O modelo cívico-militar está disponível para quem desejar. Atualmente, 20% dos nossos alunos da rede municipal estão inseridos nesse programa, e os resultados têm sido visíveis”, afirmou o chefe do Executivo.

 

Também participaram da cerimônia o presidente do Poder Legislativo, Rodrigo Noronha; o assessor parlamentar Jusiê de Moraes, representando o deputado federal Tenente-Coronel Zucco e o deputado estadual Capitão Martim; o aspirante Lima, representando o 27º GAC; o comandante do 29º BPM, Major Itamar Ferreira Walter; a presidente do bairro Alvorada, Sonia dos Anjos; a presidente do Conselho Escolar da Deolinda Barufaldi, Amanda Arais; e o presidente do Grêmio Estudantil, Carlos Mello.

 

Município


Ijuí