Alunos do Ensino Fundamental 2 da Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi estão participando do Programa Escola das Adolescências do MEC. A iniciativa é voltada à melhoria contínua da oferta educativa para os anos finais do ensino fundamental e reúne um conjunto de estratégias que valorizam o momento de desenvolvimento dos estudantes dessa etapa.
A diretora Elizandra Baiotto destaca que o educandário fez a adesão ao programa para tornar a escola atrativa para os estudantes, motivando a frequência e permanência. “Queremos que os alunos sintam vontade de estudar, se identifiquem com o projeto de educação e permaneçam na escola”.
O passo inicial do programa é a realização da Semana da Escuta, que é uma ação estratégica que busca conhecer, de forma mais aprofundada, os estudantes com enfoque em dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima e à convivência, à inovação e à participação.
“Os estudantes do 6º ao 9º ano participaram de uma escuta na qual eles falaram sobre o que esperam da escola, do currículo e dos professores, com a finalidade de contribuir com uma escola que faça mais sentido em suas vidas e os prepare melhor para o ensino médio”, destaca a diretora.
A Programa Escola das Adolescências tem como eixos estruturantes: governança para a aprendizagem com equidade; desenvolvimento profissional de professores, gestores e equipes técnicas das secretarias de educação; e a organização curricular e pedagógica. Para cada um deles, o MEC, em colaboração com as secretarias estaduais, distrital e municipal, operacionalizará estratégias de implementação capazes de colaborar com a consecução dos objetivos do programa.
Ijuí