A partir desta semana, o Ministério da Saúde passa a adotar a dose única da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação para meninos e meninas dos 09 aos 14 anos de idade.
A Nota Técnica Nº 41/2024, que trata da atualização das recomendações da vacinação contra HPV no Brasil, esclarece que nos últimos 10 anos, diversos estudos mostram evidências robustas de que uma dose da vacina HPV, pode fornecer proteção igual a duas ou três doses (a depender da idade), em áreas com altas coberturas vacinais.
A importância da infecção pelo papiloma vírus (HPV) como problema de saúde pública em todo o mundo, ocorre devido a sua elevada frequência e associação com vários tipos de neoplasias como câncer de colo de útero, pênis, vulva, canal anal, boca e em orofaringe.
A vacina HPV quadrivalente incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinações do Brasil protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18. A prevenção primária através da vacinação contra o HPV é essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.
No Brasil, as coberturas vacinais para HPV em meninas com a primeira dose atinge 76%, no entanto e em relação aos meninos, a cobertura com a primeira dose é de 42%, considerando que a cobertura vacinal estimada para HPV deve alcançar 90%, ressaltamos a necessidade de elevar os números para a proteção e prevenção de casos de cânceres relacionado ao HPV e outras infecções.
Ijuí