Alimentação de qualidade nas escolas e valorização da agricultura familiar
Cumprindo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, com o objetivo de proporcionar qualidade no cardápio dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, desde 2021, vem realizando ações que introduzem alimentos para uma refeição cada vez mais balanceada, bem como, valorizando o nosso agricultor, trazendo esses alimentos diretamente do produtor de Ijuí, para a mesa dos refeitórios escolares. Diariamente, são entregues em torno de 12.000 refeições, nas 26 escolas e 2 contraturnos. São oferecidos, café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, contemplando as modalidades de ensino que vão de Berçário 1, Berçário II, Maternal, Pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio até o EJA.
Os cardápios são de acordo com cada faixa etária e modalidade de atendimento:
- Nas escolas de educação infantil, um cardápio atende o berçário I e outro, as crianças do berçário II e maternal, com 4 a 5 refeições ao turno integral
- Outro cardápio contempla os alunos de pré-escola e ensino fundamental que recebem o lanche no turno de estudo
- Cardápio para os alunos que frequentam as Escolas Fundamentais 15 de Novembro e Deolinda Barufaldi que oferecem café da manhã, almoço e lanche
Tudo é pensado com muito cuidado pelas nutricionistas da SMEd, atendendo aos parâmetros definidos pelo PNAE, contemplando também alunos que necessitam de alterações em sua alimentação devido a alguma necessidade especial, sempre comprovada através de atestados de médicos ou nutricionistas. As demandas ficam em torno de questões como intolerância à lactose, alergias alimentares, diabetes e, aos alunos que apresentam Transtorno do Espectro Autista, casos estes que são avaliados individualmente.
Em Ijuí, 72% do que é consumido na alimentação escolar, vem da Agricultura Familiar do Município. Cenoura, repolho, tomate, tempero verde, mandioca, laranja de suco, laranja do céu (mais doce, oferecida para os bebês), bergamota, suco concentrado de uva, morango, alface, beterraba, cebola, brócolis, couve-flor, couve folha, espinafre, ovos, linguiça frescal (com reduzido teor de sódio), filé de tilápia, panificados como pão caseiro, pão integral e pão francês, são alguns dos produtos vindos da produção dessas famílias, gerando renda e garantindo alimentos de melhor qualidade. Conforme o programa, cada município precisa comprar 30% do agricultor para esse fim, mas como vemos, nossa cidade garante muito mais do que esse percentual, provindo da agricultura familiar.
O investimento na alimentação escolar, no ano de 2023, foi de 2.527.997,40, sendo R$ 1.227.996,40 do repasse do FNDE e, R$1.300.000,00 de recursos próprios do município.
Ijuí