Departamento de Políticas para as Mulheres tem programação especial durante os 16 Dias de Ativismo em Ijuí

Coordenadoria da Mulher - Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020


Departamento de Políticas para as Mulheres tem programação especial durante os 16 Dias de Ativismo em Ijuí

Anualmente, entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de novembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, entidades do mundo inteiro se mobilizam para promover ações de conscientização e engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Ijuí integra esse movimento conhecido como 16 Dias de Ativismo. E, dentro da programação organizada pela Coordenadoria Municipal da Mulher e entidades/instituições parceiras, aconteceu ontem à visita do Ônibus Lilás, disponibilizando atendimento e material informativo sobre violência de gênero e divulgação dos serviços oferecidos pelo Estado do Rio Grande do Sul. 

Ao prestigiar a iniciativa, o prefeito Valdir Heck comenta a importância das políticas públicas de garantia de direitos das mulheres e, também, os avanços alcançados no município de Ijuí. “Entendemos que este é um tema permanente e de construção continuada. “Nos nossos governos crescemos muito e fortalecemos tanto quanto possível as ferramentas de apoio e defesa das mulheres vítimas de violência”, afirmou. 

Para a diretora de Políticas para as Mulheres, o 16 Dias de Ativismos é um evento de extrema importância por chamar a atenção do mundo inteiro em torno dessa causa. “A violência contra mulheres e meninas acontece todos os dias e em todos os lugares, mas essas datas servem para nos lembrar que ainda há muito há ser feito para combater qualquer tipo de discriminação por gênero”, explica Bianca Feijó.

A titular da Coordenadoria da Mulher, Noemi Huth, convida a comunidade para acompanhar a programação. “Tendo em vista a excepcionalidade imposta pela pandemia durante este ano, a maior parte da nossa programação é on-line. Assim podemos chegar com segurança ao maior número de pessoas”, argumenta. As próximas atividades programadas podem ser conferidas aqui

Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é a forma com que o Estado encontrou de chegar até as mulheres do interior gaúcho. Ele é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento fora de Porto Alegre, oportunizando auxílio e informação para as mulheres de todo o Rio Grande do Sul, assim como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. O ônibus é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública. 

Esse serviço pode ser solicitado  em qualquer dia do ano por qualquer um dos 497 municípios gaúchos e é utilizado para que exista uma integração efetiva dos diversos serviços que oferecem um atendimento humanizado às mulheres.

Município


Ijuí