O município de Ijuí, por meio da Secretaria de Saúde, demonstrou um compromisso significativo ao incorporar a auriculoterapia como recurso assistencial aos usuários do SUS, implantando em julho de 2022, a Auriculoterapia, em 10 de suas unidades de saúde. As sessões de auriculoterapia são realizadas semanalmente, mediante prescrição prévia dos profissionais de saúde, visando proporcionar à comunidade local acesso regular a práticas integrativas.
A Secretaria Municipal de Saúde no ano de 2023, visando ampliar os serviços de Auriculoterapia aos seus usuários, ofertou um curso de qualificação em duas etapas, básico e avançado. O curso básico, realizado em agosto, seguido pelo curso avançado em outubro qualificou 25 profissionais que a partir deste mês de dezembro passaram a desempenhar os serviços de auriculoterapia em todas as suas unidades de saúde.
Atualmente, os profissionais de saúde estão devidamente capacitados para implementar as práticas do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), enriquecendo a variedade de abordagens inovadoras no cuidado à saúde local.
Para usufruir desse serviço, os interessados passam por uma avaliação conduzida por profissionais qualificados, que incluem médicos, nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas. É importante que a comunidade local procure sua unidade de saúde para aproveitar essas valiosas práticas integrativas, contribuindo assim para a promoção contínua do bem-estar.
A PNPIC tem como objetivos incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. Uma das práticas do cronograma nacional é a AURICULOTERAPIA.
Ijuí