A Secretaria Municipal de Saúde, buscando sempre informar a população e prevenir doenças, alerta sobre a Toxoplasmose, uma doença resultante de infecção pelo parasita Toxoplasma gondii e que na maioria dos casos.
A toxoplasmose resulta de infecção com um parasita comum encontrado em fezes de gato e alimentos contaminados. Pode causar graves complicações para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado.
Os sintomas incluem dor muscular, febre e dor de cabeça, que podem durar semanas.
Cerca de 90% das pessoas que contraem a toxoplasmose não manifestam nenhum sintoma. Os outros 10% podem apresentar aumento de gânglios, febre, dor muscular e de cabeça (podendo durar semanas).
Em humanos 80 a 90% dos casos é assintomática (sem sintomas). O gato é o hospedeiro definitivo (libera o parasito no ambiente), apenas 1% da população felina elimina os cistos do protozoário. O homem e outros animais são hospedeiros intermediários (os cistos se alojam nos músculos, vísceras, sistema nervoso e NÃO são eliminados pelas fezes).
Saiba como evitar a doença
Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de consumi-las;
Não consuma carnes cruas, malpassadas ou sushi(gestantes);
Beba leite somente pasteurizado (fervido);
Consumir somente água tratada;
Não deixe seus filhos brincarem em areais ou pracinhas que não sejam telados, onde há fezes de animais;
Recomendações
Lave bem as mãos após limpar a bandeja sanitária de seu gato ou mexer em terra, e procure sempre usar luvas ao praticar jardinagem.
Realizar a desinfecção das caixas d’água dos estabelecimentos comerciais e residenciais; Alimentar gatos com ração, não deixando que façam ingestão de caça ou carne crua.
Fique atento!
Você não pega toxoplasmose ao acariciar um gato. Não abandone seu gato por medo de contrair a doença. Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose. Não existe vacina contra a toxoplasmose. O tratamento e acompanhamento da doença estão disponíveis, de forma integral e gratuita no SUS
Ijuí