A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), realizou na terça-feira, 19 de setembro, o Seminário Municipal de Ensino Fundamental I com a temática: Vamos Pensar sobre Alfabetização?
Professores, auxiliares, equipe diretiva e demais convidados no Auditório da Ueti para um momento de estudo e reflexão significativa acerca das práticas de alfabetização e letramento e suas concepções, a fim de promover ações assertivas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem.
A participação de importantes profissionais das áreas de saúde e educação possibilitando a reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação. Amanda Schoffel Sehn psicóloga e professora universitária abordou o lugar das relações e da subjetividade no ensino fundamental I, a médica neuropediatra Raquel Binkowski falou dos processos de neurodesenvolvimento no ciclo de alfabetização, as possibilidades e os sinais de alerta diante das dificuldades de aprendizagem, Kathen Grando pedagoga e doutora em educação, encerrou refletindo sobre Alfabetização e letramento nos Anos Iniciais: Questões urgentes.
O secretário de Educação Cláudio de Souza ressalta que a Rede Municipal de Ensino por meio da formação continuada, assessoria pedagógica e do trabalho colaborativo com as escolas, fomenta qualificar práticas de alfabetização e letramento em prol da aprendizagem do estudante, as quais dialoguem com o seu contexto social, para além dos muros da escola.
“Falar sobre alfabetização e letramento nos dias atuais direciona nosso olhar para os desafios, para o fazer pedagógico focado no protagonismo, mas acima de tudo nos remete à reflexão das diferentes formas em que o conhecimento se torna aprendizado”, destaca o secretário Cláudio.
Durante a realização do seminário o secretário Cláudio de Souza fez lançamento do Fórum Permanente de Alfabetização no município, almejando o fortalecimento em rede de colaboração entre instituições de educação básica, ensino superior, entidades governamentais, não governamentais e todos os que atuam no atendimento ou na defesa da alfabetização de qualidade.
Ijuí