O prefeito Valdir Heck recebeu na manhã de hoje,25, o superintendente Regional da Corsan, João Batista Corin, e o gerente da unidade local, Flávio Kramp. Durante o encontro, eles tratara sobre questões relacionadas aos investimentos que estão sendo realizados pela Companhia no município na área de esgotamento sanitário e implantação de nova ferramenta tecnologia para o monitoramento das redes e identificação e controle de vazamentos de água. “Eles nos comunicaram sobre a complexidade do trabalho que a Companhia está realizando na Bento Gonçalves, devido à presença de rochas de até quatro metros de profundidade”, observa o chefe do Executivo.
Ainda de acordo com os gestores, a Corsan trabalha com uma previsão de até 15 dias, no máximo, para conclusão das obras naquela via. “Com isso, há possibilidade de nós fazermos o asfalto ainda neste ano”, comemora Valdir Heck. No encontro, eles também anunciaram a conclusão da implantação do tratamento de esgoto na Faixa Velha até o final deste ano. Além disso, a autarquia atua, também no sistema de esgotamento sanitário, em duas ruas do bairro Elizabeth: Dom Vidal e Henrique Liebich, além da Santo Beal, em direção ao bairro Tancredo Neves. “Todos esses investimentos integram o conjunto de obras de esgotamento sanitário do Plano de Saneamento de Ijuí”, observa Corin.
O superintendente, também, comunicou sobre a tramitação de projeto de licitação com vistas à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto. A iniciativa tem o objetivo de atender o contínuo crescimento de Ijuí.
Ainda em relação ao esgotamento sanitário, Corin lembra que, de acordo com a Resolução 50 da Agência Reguladora de Serviços (Agergs), a Corsan presta serviço individualizado de limpeza de fossas.
Automação – os diretores da Corsan também aproveitaram para informar o prefeito sobre a fase final da implantação do processo de Automação e Telemetria do Sistema de Abastecimento de Água de Ijuí. Essa nova tecnologia permitirá o controle da vazão de água e apresenção de ar comprimido nos canos, apontados hoje como as principais causas de rompimento das redes. “Esta é uma das nossas principais preocupações, tendo em vista, principalmente, a perspectiva de seca anunciada como uma das mais severas desde 2007”, ressaltou o superintendente Regional.
Ijuí