Com uma balança com capacidade de até 80 toneladas, outro investimento no local foi a implantação de dois pavilhões para o armazenamento de vidros e pneus. Fora dali, outros dois trabalhos estão sendo feitos: a recuperação do antigo lixão e a instalação de um novo transbordo para Resíduos de Construção Civil (RCC).
Dividida em cinco etapas, segundo o secretário de Meio Ambiente, Antenor Weiller, três já foram concluídas para a recuperação do antigo lixão. As duas etapas finais serão licitadas para a sua conclusão.
Em relação ao transbordo de Resíduos de Construção Civil, a empresa Elementar Locação, Saneamento e Construção LTDA irá implantar um moderno Centro de Triagem e Reciclagem, misto com Aterro de RCC, localizada a 2 km da antiga saída para Cruz Alta.
No local, a empresa irá instalar as seguintes obras: cercamento da área, prédio administrativo, galpão de triagem de resíduos mistos, área de britagem e das peneiras, depósito de reservação, residência do zelador, barreira vegetal ou cerca verde e área de compostagem.
De acordo com o engenheiro responsável Jaime Ademar Mattiazzi, todos os resíduos entregues passarão por algumas etapas. Haverá triagem para segregação daqueles que tem utilidade econômica; beneficiamento de alguns resíduos (entulho limpo, madeiras, gesso) e destinação para outra empresa licenciada visando os descartes que não se encaixam nas opções citadas anteriormente, explica o engenheiro.
Ijuí