Na tarde de segunda-feira, 5, foi realizada a abertura oficial da exposição “Usina Velha (1923-2023): História energética e ambiental”. A exposição ocorre no Museu Antropológico Diretor Pestana.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Marcos Barriquello, presidente do Demei Distribuição, Marco Aurélio Sikacz, presidente do Demei Geração, Daiana Michelon Pias, reitora da Unijuí, Cátia Nering, curadora da exposição, Juliana Fachinetto e a diretora do Madp, Iselda Feil, além do público em geral e convidados que prestigiaram o evento.
A Usina Velha foi inaugurada em 1923 junto a cascata do rio Potiribu, com capacidade inicial de 280kw e ampliada 8 anos depois para 380kw. Na época havia uma Estação de Força e Luz na Praça da República, que distribuía a energia para a cidade. Hoje a Usina Velha já está desativada sendo um dos mais conhecidos pontos turísticos de Ijuí.
O vice-prefeito Marcos Barriquello destacou a importância da exposição que valoriza a história energética do município, um local extremamente importante para a história de Ijuí.
A exposição é aberta a toda a comunidade e pode ser visitada às segundas das 13h30 às 17h; terças a quintas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e nas sextas das 8h às 11h30. As visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone (55) 3332-0257 ou madp@unijui.edu.br.
Ijuí