A Prefeitura de Ijuí através da SMODUTRAN, com secretário Fábio Franzen, da Coordenadoria de Trânsito com o coordenador Valdenei Wagner dos Santos, da Coordenadoria Pedagógica do Trânsito tendo como coordenadora Juliana da Silva Santos e em parceria com PRF, Bombeiros, 27º GAC, 29º BPM, CEREST, SEST SENAT, CFC PIZUTTI, CFC MASTER, COMUPA (Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes, Medianeira Transportes e Grupo de Guerreiros de Cristo representado pelo major Medeiros, promoveram diversas ações do maio amarelo, em especial esse ano, comemorando 10 anos do Programa de Educação no Trânsito Maio Amarelo no Brasil.
No dia 5 de maio, Dia Internacional do Trânsito e da cortesia no volante, realizou-se a abertura oficial do maio amarelo, com início às 9h na estação cultura, contando com a presença dos órgãos e entidades já citadas bem como da 36º CRE, da SMEd, Escola Adventista e demais autoridades, momento em que se refletiu sobre o trânsito, nossas escolhas e suas consequências, o alto índice de mortalidade e de lesões graves causadas pelos acidentes de trânsito, que por vezes é por imprudência do motorista, pelo uso do celular no volante, por dirigir alcoolizado ou com sono.
No dia 11 realizou-se a caminhada e o cirenaço pelo trânsito, onde teve a presença dos órgãos e entidades supracitadas juntamente com às seguintes Escolas Municipais: E.M.F. Cívico-Militar Deolinda Barufaldi, Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil Cívico-Militar, E.M.F. Soares de Barros e às Escolas Estaduais São Geraldo e Osvaldo Aranha, a chegada na Praça da República foi marcada pelo abraço fraterno e o momento de oração pelos motoristas, pelas vítimas dos acidentes de trânsito e pelos novos motoristas que virão, que cada vez mais nosso trânsito seja de paz e cordialidade! (Fotos em anexo 2)
Seguindo com as atividades do maio amarelo em conjunto com o Programa de Educação no Trânsito: TRÂNSITO SEGURO, IJUÍ CONTA + COM VOCÊ! De 15 à 19 de maio foi realizado visita na Escola Municipal Fundamental Cívico Militar Deolinda Barufaldi, onde de forma lúdica a escola de trânsito levou grandes ensinamentos aos alunos do Pré ao 5º ano do Ens. Fundamental I, já os alunos do 6º ao 9º ano do Ens. Fundamental II tiveram momentos de reflexão sobre nossas atitudes e escolhas no trânsito com palestras ministradas pela coordenadora Pedagógica do Trânsito, Juliana S. Santos e o Prof.º Daniel Renner do SEST SENAT, os alunos foram agraciados com um mimo do SEST SENAT. Na quarta-feira dia 17 de maio foi a vez da Escola Municipal Infantil Alvorada participar da Escola de Trânsito com os seus alunos do berçário ao maternal, foi um verdadeiro encanto! Ainda no dia 17 os alunos do Ensino Médio do CEAP participaram da palestra para Educação no Trânsito ministrada pela Coord. Pedagógica do Trânsito Juliana S. Santos, pelo Prof. Daniel Renner do SEST SENAT e o Policial da PRF Sr. Elmir Jorge Schneider, momento de suma importância pois foi trabalhado tudo o que envolve o trânsito, desde o papel do pedestre como o do motorista, direitos, deveres, responsabilidades, escolhas, consequências, trazendo aos jovens possibilidades de uma profunda reflexão de vida! Os alunos também foram agraciados com mimos do SEST SENAT. (Fotos em anexo 3).
No dia 18 os alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus do 9º ano do Ens. Fund. II ao 3º ano do ensino Médio participaram da palestra para Educação no Trânsito ministrada pela Coord. Pedagógica do Trânsito Juliana S. Santos, pelo Prof.º Daniel Renner do SEST SENAT e os policiais da PRF Edemilso Bruning Schopf e Elmir Jorge Schneider, foi abordado informações importantes em relação ao trânsito, acidentes, principais causas e suas ocorrências, trazendo uma profunda reflexão aos alunos sobre a responsabilidade de ser motorista e o papel do pedestre, todos nós temos direitos mas também temos nossos deveres. Foi enfatizado a importância da empatia, respeito, gentileza e cidadania no trânsito. Afinal, todos fazem parte do trânsito!
Sábado, 20, na Praça da República foi realizada uma ação de encerramento do Maio Amarelo, envolvendo todas às entidades e órgãos já citados, durante o dia todo, trazendo atividades lúdicas para às crianças onde puderam exercer na prática o ato de “ser motorista” na Escola de Trânsito, bem como na tenda kids eles puderam participar da sessão cinema, pinturas, conversas sobre o trânsito, ganharam mimos e lanchinho, interagiram com o Camaradinha da PRF, visitaram o caminhão do Pelotão de Bombeiros Militar de Ijuí e sua viatura de resgate, puderam ainda visitar um ônibus da Medianeira Transportes para matar sua curiosidade. Foi um momento fantástico para o público infantil! Enquanto isso, na tenda cine adulto, o público jovem e adulto tiveram a oportunidade de participar de palestras ministradas pelo Prof.º Daniel Renner do SEST SENAT em conjunto com os policiais da PRF Schopf e Schneider, onde foram abordados diversos temas, em especial as principais causas de acidentes de trânsito, dentre elas o uso do celular enquanto dirige, buscando conscientizar trazendo uma reflexão sobre nossas escolhas, como podemos ser melhores cidadãos no trânsito, o que podemos fazer efetivamente para reduzirmos o índice de acidentes com mortes e graves sequelas que tem ocorrido; ainda nessa mesma tenda havia o mito x verdade, onde foi possível realizar o teste com a cerveja sem álcool, com o enxaguante bucal, com o vinagre de vinho, o que acusa no etilômetro? Puderam conhecer o novo etilômetro, também conhecido por passivo, onde basta responder o nome ou soprar de longe sem ter contato da boca com o aparelho e já capta se a pessoa está alcoolizada ou não. O SEST SENAT e o CEREST estavam com a tenda para medir a pressão arterial, fazer o teste de glicose, onde os participantes também foram agraciados com mimos.
Diariamente ao sairmos de nossas casas passamos a fazer parte do universo TRÂNSITO, desejamos ir e voltar em paz, com tranquilidade e segurança, o que nem sempre nos é possível, porém não bastar reclamar, é preciso que cada um de nós faça a sua parte como integrante de suma importância no seu papel do trânsito, que tenhamos mais empatia, prudência, cordialidade, respeito, responsabilidade, atenção, tolerância, amorosidade, cooperação, solidariedade, pois, é colocando em prática esses valores que teremos à tão sonhada PAZ NO TRÂNSITO, isso depende de cada um de nós! Você aceita fazer parte desse exército para salvar vidas no trânsito? IJUÍ CONTA + COM VOCÊ!
Ijuí