Mercado do carbono

Rural - Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023


Mercado do carbono

O secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí, Emerson Pereira, que também é professor de Agronomia e Medicina Veterinária na Unijuí, participou do evento Cerealtec, Trigo e o Mercado de Carbono, realizado no último sábado em Passo Fundo.

Conforme Pereira o evento teve foco em discutir e mostrar lançamentos de cervejais de inverno, que pode ser usados também como silagem, pré secado e em pasteje, na qual, completam oportunidades para os produtores rurais, frente a estiagem. “Também foi discutido sobre crédito de carbono, assunto que tem cada vez mais peso a nível mundial, e Ijuí não pode ficar de fora. As atividades agrícolas do município de Ijuí, fazem um colocaram enorme para o meio ambiente, sequestrando o Carbono”, explicou Pereira.

O secretário também destacou que “há um potencial enorme em Sequestrar mais e potencializar a conversação do solo e água, aumentando os rendimentos das atividades e com maior rentabilidade para as famílias rurais”, disse..

Emerson Pereira destaca o grande potencial de Ijuí na questão do uso d solo e da estrutura para cultivo de 3 ou 4 culturas por ano. “Em contraponto a estiagem que estamos passando, há novas alternativas de culturas de inverno, possibilitando uma semeadura mais precoce e assim devendo ser fornecida via silagem, pré secado ou pastejo direto, para alimentar os animais e do produtor voltar a ter mais renda. Há também possibilidade de colher grãos e tudo isso potencial o uso do solo e da estrutura, com cultivos de 3 ou até 4 culturas por ano. E nenhum lugar do mundo pode ser realizado isso, sem ter tanta condição natural, na qual temos”, concluiu.

Município


Ijuí