Há 1 ano, o município de Ijuí e municípios vizinhos, foram afetados pelo sinistro ocorrido no antigo lixão, localizado às margens da BR-285, próximo ao Aeroporto João Batista Boss Filho. O fogo, que foi causado por fortes ondas de calor, começou no dia 24 de janeiro de 2022 e teve fim no dia 12 de fevereiro. Durante esse período, o município contou com o trabalho do Corpo de Bombeiros, Exército, empresas e equipes das Secretarias Municipais.
Para combater as chamas, foi realizado o isolamento da área no entorno e em seguida, o aterramento, com mais de 1000 cargas de terra, um trabalho que se estendeu por aproximadamente 20 dias.
Desde o fim do incidente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem desenvolvendo ações para recuperar os 64 mil metros quadrados que foram afetados pelo incêndio, como o encaminhamento do projeto de recuperação da área degradada para a FEPAN, que já recebeu parecer favorável para a restauração do local e aguarda emissão da licença para licitar a obra que está orçada em aproximadamente 10 milhões de reais.
Ijuí