Na manhã desta segunda-feira, 19, data dos 130 anos de fundação da Colônia Ijuhy, o Poder Executivo promoveu dois momentos em homenagem ao aniversário de Ijuí. Primeiramente , no palanque oficial, no centro, o prefeito Valdir Heck, juntamente com vice-prefeito, Valdir Zardin e presidente de Câmara dos Vereadores, Rubem Jagmim, hastearam as bandeiras: municipal, estadual e nacional. Na oportunidade, também foi realizado um resgate histórico aos trinta anos celebrados nesta segunda-feira,19, da Cápsula do Tempo localizada junto a Praça da República.
O segundo momento da homenagem ao município foi na Praça dos Imigrantes. Para celebrar os 130 anos inaugurou-se na data de hoje, o mastro com as treze bandeiras das etnias organizadas. Para o hasteamento foram convidados os presidentes das etnias e algumas autoridades municipais, seguindo todos os protocolos sanitários.
Após o hasteamento e inauguração de mais um local para o fomento cultural de Ijuí, as autoridades realizaram breves discursos, dentre eles o prefeito Valdir Heck, que na ocasião destacou a importância do local escolhido para abrigar as bandeiras: Agora além do monumento pioneiro do centenário que homenageia os imigrantes que colonizaram Ijuí, temos também na entrada da cidade as bandeiras. Enquanto eu for vivo quero elas tremulando, demonstrando a todos que chegam a força da nossa cultura, destacou o gestor municipal.
Também fizerem o uso da palavra o
presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Nilo Leal, presidente
da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, vice-prefeito, Valdir Zardin, e representantes
das etnias. O momento para o prefeito Valdir Heck honra os
colonizadores e contribui com o legado daqueles que tornaram Ijuí o que é hoje. Os secretários municipais participaram das homenagens.
Ijuí