Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O momento proporcionou espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências.
A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED) realizou, na quinta-feira (13), mais uma formação continuada voltada aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino. O encontro teve como tema “A transição como continuidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças”.
A formação foi mediada pelas assessoras pedagógicas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE). O momento proporcionou espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências, com o propósito de fortalecer ações que garantam a transição e a continuidade entre as etapas da Educação Básica.
Durante a atividade, as assessoras ressaltaram que pensar a transição significa compreender a continuidade como parte essencial do processo de escolarização. Destacaram ainda a importância de considerar o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas vivências, especificidades e experiências da Educação Infantil, sempre por meio de práticas pedagógicas lúdicas e interativas.
Além da reflexão conjunta, os coordenadores pedagógicos foram convidados a pensar em estratégias que qualifiquem esse processo, como a escuta ativa das crianças, o diálogo entre professores das duas etapas e a aproximação com as famílias. Segundo as assessoras, a família também vivencia a transição e precisa sentir-se acolhida e segura para apoiar cada etapa do percurso educativo.



.jpeg)

.
.
.
R$ 146,40
.
R$ 155,92
.
R$ 162,46
.
R$ 170,34
.
.