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Evento discutiu práticas pedagógicas e o direito de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
O Governo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promoveu nesta terça-feira (16), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a 4ª edição do Seminário Municipal de Educação Infantil. O tema deste ano foi “Diálogos sobre o conhecer-se”, com foco em práticas pedagógicas e no direito de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
O Seminário teve como objetivo reunir profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ijuí para dialogar sobre os direitos de aprendizagem e o papel da escola como espaço de relações, interações e organização de tempos, espaços e materiais. A proposta também buscou socializar experiências das coordenações pedagógicas, por meio de mesas-redondas com diferentes temáticas do cotidiano escolar.
Na abertura, o secretário de Educação, Cláudio de Souza, destacou a consolidação do evento ao longo dos últimos anos. “Quando realizamos a primeira edição, já afirmávamos que esse seminário seria anual. O evento é um momento de formação continuada, troca de experiências, conhecimento e reencontros. A nossa rede é potente e qualificada porque conta com o trabalho dos profissionais que atuam nas escolas. Nós somos referência, pois muitos municípios vêm até Ijuí para conhecer nossas experiências na Educação Infantil”, afirmou.
O prefeito Andrei Cossetin também participou do seminário e agradeceu aos profissionais da rede. “Quero agradecer a cada um de vocês pelo trabalho diário de cuidar do nosso maior tesouro: as crianças. Pensando na valorização e na importância dos nossos estudantes, conseguimos ampliar o orçamento da Educação, que hoje é o maior entre as secretarias do município”, ressaltou.
A programação iniciou pela manhã com a palestra “O conhecer-se enquanto direito de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: de que proposta pedagógica estamos falando?”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dra. Viviane Ache Cancian.
Em seguida, ocorreram as primeiras mesas-redondas, com os seguintes temas e participantes:
- Planejamento pedagógico com os docentes – Coordenadora Pedagógica da EMF Soares de Barros, Lauren Slongo Braida.
- Estratégias formativas a partir da ação articulada da gestão pedagógica – Coordenadora Pedagógica da EMI Independência, Mônica Maros Heinen.
No turno da tarde, a programação contou com a apresentação das crianças da Escola Municipal Infantil Maria Barriquello e integrantes do programa Musicalizando para a Vida. Após, foram realizadas novas mesas-redondas:
- Gestão pedagógica na educação infantil na perspectiva da comunidade de aprendizagem – Coordenadoras pedagógicas da EMI Dalva de Almeida Weinmann, Marlova Groth e Miriam Dorneles.
- Gestão pedagógica na Educação Infantil na organização dos tempos, espaços, materiais e agrupamentos – Coordenadoras pedagógicas do IMEAB, Leila Marlise Cavinato Karliski e Lidiani Francieli Cavinato Dall’osto.
A coordenação das mesas foi conduzida pela assessora pedagógica da Smed, Ma. Viviane Dias Ceratti, com mediação da Dra. Viviane Ache Cancian e da doutoranda Fernanda Guimarães.

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