Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Atividades abordaram estratégias para o desenvolvimento da escrita alfabética e a consolidação da leitura e escrita nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio da Assessoria Pedagógica dos Anos Iniciais, promoveu encontros formativos voltados aos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino. As formações ocorreram em momentos distintos durante a semana passada, contemplando docentes do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização.
O primeiro encontro teve como tema o “Desenvolvimento da Escrita Alfabética com estratégias de intervenções em agrupamentos”, e foi direcionado aos professores do 1º ano. Na ocasião, os participantes analisaram os diferentes níveis da escrita das crianças, dialogando sobre estratégias que considerem a heterogeneidade das turmas. Diversos recursos pedagógicos foram apresentados, com o objetivo de estimular e orientar as operações cognitivas e linguísticas que levam, progressivamente, à aprendizagem da leitura e da escrita com base na ortografia alfabética.
Já o encontro formativo voltado aos professores do 2º ano, abordou a consolidação da alfabetização, etapa considerada essencial para o desenvolvimento da fluência leitora, inferência textual e uso convencional da escrita. Os docentes refletiram sobre os processos de leitura e ampliaram suas estratégias pedagógicas para potencializar a compreensão e expressão vocabular dos alunos. A formação também incluiu momentos de interação, planejamento coletivo e seleção de materiais didáticos.
Ambas as atividades integram as ações da Política Municipal de Alfabetização e buscam qualificar a atuação dos professores alfabetizadores, fortalecendo o compromisso da rede municipal com o direito de todas as crianças à alfabetização na idade certa.



.
.
.
R$ 146,40
.
R$ 155,92
.
R$ 162,46
.
R$ 170,34
.
.