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Atividade abordou a dança como linguagem expressiva no processo de ensino e aprendizagem.
Na quinta-feira (12), professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Ijuí participaram de uma formação com foco na temática "Dança nos Anos Iniciais", realizada na Escola Municipal Fundamental Soares de Barros.
O encontro teve como objetivo refletir sobre o papel da dança como linguagem expressiva e formativa no processo educacional. A proposta enfatizou a valorização das singularidades de cada criança, incentivando a descoberta do corpo, suas possibilidades de movimento e criação.
Durante a atividade, os participantes analisaram documentos que orientam a inserção da dança no currículo escolar, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Municipal. A dança foi discutida como uma ferramenta pedagógica de expressão, identidade e protagonismo das crianças, permitindo que elas se reconheçam e se expressem através do corpo.
Inspirada nos estudos do teórico Rudolf Laban, a formação abordou conceitos como espaço, tempo, peso e fluência do movimento, contribuindo para que os professores pensem propostas que respeitem o ritmo, as escolhas e a forma única com que cada criança se movimenta e cria. A abordagem labaniana propõe que o movimento corporal seja uma forma legítima de comunicação, defendendo que todo corpo tem algo a expressar.
Também foram discutidas manifestações culturais da dança presentes no contexto comunitário e regional, destacando a importância de integrar à prática pedagógica expressões culturais que dialoguem com a realidade dos alunos. A proposta reforça o vínculo entre escola, cultura local e território.
A formação incluiu atividades práticas e momentos de troca entre os professores, fortalecendo a compreensão da dança como componente essencial da Educação Física nos anos iniciais. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Ijuí, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) com uma abordagem educativa que reconhece o corpo como espaço de criação, cultura e identidade.

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