Turismo - Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Ijuí passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro: Certificação Oficial do Ministério do Turismo

A certificação é um importante passo para a estruturação e o desenvolvimento do turismo local

Em grande notícia para o setor turístico do município, o Conselho Municipal de Turismo de Ijuí recebeu um importante reconhecimento do Ministério do Turismo. Através do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais, o Conselho foi oficialmente registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. A iniciativa, chancelada pelo Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, e pela Secretária Nacional de Políticas de Turismo - Interina, Cristiane Leal Sampaio, demonstra o compromisso do município em fomentar o turismo local e sua inserção na agenda nacional do setor.

Além disso, a certificação é um importante passo para a estruturação e o desenvolvimento do turismo local, abrindo portas para novas oportunidades de investimentos e promovendo a cidade em âmbito nacional e internacional. De acordo o Secretario Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, José Augusto Fiorin, esta certificação demonstra a importância da reativação do COMTUR no município e o importante papel que o mesmo possui na construção conjunta das políticas públicas destinada ao setor.

Segundo Vanilson Pereira Silveira, turismólogo da SMCET e presidente do COMTUR, é fundamental entender que o Turismo faz parte de uma grande engrenagem que depende de outros setores do trade turístico. A reativação do Conselho Municipal de Turismo foi um passo importante para avançar no segmento. Alguns projetos já estão em andamento, enquanto outros estão sendo aperfeiçoados. O futuro de Ijuí no Turismo é promissor, mas requer investimento e comprometimento contínuo.