Governo Municipal - Sexta-feira, 07 de Junho de 2024

Usina Velha passará por revitalização para ser ponto turístico de Ijuí

O Governo Municipal investe no projeto de revitalização da Usina Velha, um ponto histórico e turístico de Ijuí.

Na tarde desta quinta-feira, 6, dentro da Programação da Semana do Meio Ambiente, ocorreu a visitação a Usina Velha. o Professor  Dr. Paulo Sausen do Gaic - Grupo de Automação Industrial e Controle fez a apresentação do projeto de P&D e PEE (Nano Grids dos sistema de geração e o museu da eletricidade), os projetos são uma parceria entre a Unijui, Demei e Demei Geração. O evento também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, secretário do Desenvolvimento Rural Emerson Pereira, secretário da SMED Cláudio Souza, secretário da SMCET José Augusto Fiorin e dos diretores do Demei Geração Daiana Michelon Pias e do Demei Marco Aurélio Sickas, além de servidores e convidados.
Conforme Marco Aurelio Sickas, o projeto de revitalização da Usina Velha contempla uma melhoria na infraestrutura do espaço que remonta o início da produção energética em Ijuí, inaugurada há quase um século, quando produzia energia suficiente para abastecer a cidade de Ijuí e também de Santo Ângelo na época, sendo uma das mais importantes hidrelétricas do Estado.
A Diretora do Geração Daiana Michelon Pias, trouxe a tona a importância da preservação do espaço público para todos tenham acesso a um local seguro e com infraestrutura  para o turismo. Que a implantação dos projetos de P&D e PEE trarão um novo significado para a Usina Velha, sem perder o brilho histórico.
Conforme o secretário Yuri Pilissão, a usina Velha é um local histórico em uma área verde extremamente importante para Ijuí, onde o objetivo é desenvolver projetos sendo um deles o museu da eletricidade. “O objetivo é desenvolver tecnologias para novas fonte de energia”, revelou o secretário.
Durante a visitação ocorrida nesta quinta, teve a mostra fotográfica que conta a história da Usina Velha, desde sua construção antes de 1930.
Sobre a Usina Velha
Inaugurada em 1923 foi inicialmente projetada para atender as necessidades do município durante dez anos, no entanto a demanda por energia aumentou tanto que apenas cinco anos depois já era necessária a instalação de um segundo grupo gerador. Este segundo grupo foi instalado em 1932 e na década de 1940, foi instalado um gerador a diesel. A usina tinha capacidade para produzir 500 Kw de potência, o que equivale apenas ao consumo da iluminação pública. O local conta ainda com uma queda dágua de 12 metros de altura no rio Potiribu.