Educação - Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

Escolas municipais realizam avaliação de fluência leitora com alunos do 2º ano

Programa AlfabetizaTchê é desenvolvido no município de Ijuí

Escolas municipais realizam avaliação de fluência leitora com alunos do 2º ano

Pensando na possibilidade de ampliação das práticas pedagógicas assertivas e na consolidação da alfabetização as escolas municipais de Ijuí aplicaram durante o mês de abril a primeira das três etapas da Avaliação de Fluência Leitora, do Programa Estadual AlfabetizaTchê, com foco nos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental. Estas avaliações foram organizadas em: Avaliação de entrada, Avaliação formativa e a Avaliação de saída.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) organizou este processo avaliativo, que teve por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos da Língua Portuguesa. A aplicação baseou-se na gravação e sincronização dos áudios na plataforma PARC, utilizando como recurso o chromebook e as folhas de testes para leitura. Nesta aplicação os professores da rede municipal atuam como mediadores do processo de leitura, possibilitando ao estudante engajar-se nos avanços grafofônicos.
A coordenadora pedagógica da Smed, Rosângela Schimanoski, destaca que a alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. “Com essa avaliação a rede municipal pode identificar o nível de leitura dos estudantes, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades específicas de cada estudante.”
“Estando alfabetizado o estudante será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas. Uma das dimensões da alfabetização é a fluência em leitura, que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo”, complementou Rosângela.