Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 17 de Agosto de 2023

Logística reversa: Ijuí é referência na coleta de vidro no Estado

Ijuí possui mais de 100 ecopontos espalhados pelo município

O município de Ijuí recebeu a visita do engenheiro agrônomo Luiz Henrique do Nascimento, da Divisão de Saneamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que veio até a cidade para conhecer o modelo de coleta de resíduos de vidros adotado.

Na Prefeitura Municipal, Nascimento foi recebido pelo prefeito Andrei Cossetin e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, sendo que posteriormente o engenheiro realizou visita aos ecopontos de coleta juntamente com a equipe da SMMA.

Ijuí é referência no Rio Grande do Sul no modelo de coleta de vidro onde conta com mais de 100 ecopontos espalhados no município. O trabalho desenvolvido em Ijuí serve de exemplo para ser empregado em outras localidades do Rio Grande do Sul.

Segundo levantamento realizado pela SMMA, somente nos anos de 2022 e 2023 foram destinados aproximadamente 950 toneladas de vidros para a reciclagem. Esse material deixou de ir para o aterro sanitário, reduzindo os custos com destinação final dos RSU do município.

O secretário da SMMA Yuri Pilissão destaca que atualmente está em processo edital de contratação das associações do município para a coleta desse material, gerando renda e melhorando a logística reversa do município de Ijui.