Governo Municipal - Quarta-feira, 28 de Junho de 2023

Programa GPS Campeiro é lançado oficialmente pelo Município de Ijuí

Identificação das propriedades rurais dará mais segurança para às famílias do campo

Em cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira, 28, no Salão Farroupilha, o Município de Ijuí por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou o lançamento do Programa GPS Campeiro.

O GPS Campeiro é um programa que visa identificar cada propriedade rural, principalmente para facilitar a localização quando há necessidade de deslocamento de atendimento de serviços de urgência e emergência, como Polícia, Bombeiros e Samu, garantindo assim a quem reside no interior mais segurança e integridade física e patrimonial.

O município de Ijuí tem mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais, são mais de 8 mil propriedades rurais mapeadas, o que muitas vezes dificulta a localização exata, bem como o deslocamento na área rural. Com a identificação de cada localidade, infortúnio que possam atingir os munícipes, principalmente referentes em questões de saúde e segurança, serão atendidos mais rápido garantindo a manutenção da vida.

O prefeito Andrei Cossetin destacou a importância do GPS Campeiro, que dará mais segurança à população que reside na zona rural. Na oportunidade também foi assinado a primeira adesão ao Programa. O secretário da SMDR, Émerson Pereira, explicou a efetividade do programa que foi construído juntamente com a Emater, Brigada Militar, Polícia Civil, Samu e demais entidades.

A partir de agora serão realizadas reuniões nos distritos e localidades do interior com os moradores da zona rural onde o Programa será apresentado e será disponibilizado para que cada morador possa se cadastrar. Cada propriedade rural será identificada com uma numeração e mapeada por GPS.