Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 12 de Junho de 2023

Reconhecimento das empresas Amigas da Reciclagem acontece pelo segundo ano consecutivo

Evento ocorre nesta terça, 13, no Salão Farroupilha, às 13h45

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o setor de fiscalização tributária do município, realizam o reconhecimento de 76 empresas parceiras que firmaram o termo de compromisso para a destinação dos materiais recicláveis produzidos em seus estabelecimentos diretamente para as associações de catadores legalmente constituídas.
Essas empresas receberão no dia 13 de junho, o certificado de empresa Amiga da Reciclagem pela ação desenvolvida durante o ano de 2022. No total foram entregues 107 toneladas e 360 quilos de materiais recicláveis, impactando positivamente na vida de  29 famílias que congregam mais de cinquenta pessoas, vinculadas às associações ACATA e ARL6 melhorando as condições de trabalho,renda e qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, a ação desenvolvida contribui significativamente para o alcance dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 Redução das Desigualdades, ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 Parcerias e meios de implementação.
Conheça nossas empresas Amigas da Reciclagem: A Boa Compra tecidos, Aceli Matte, Agriflora, Atacadão, Auto Box, Balmer, Boa compra, Cadiles, Centro Sul Informática, Ceriluz, Clube Alto da União, Construblocos Scherer, Crem Milk, CTG Avô Maragato, Decorato, Dieco Auto Peças, Dinâmica instaladora elétrica, Dubai alimentos e filial,Efeito Casa Hass, Esporte Clube São Luiz, Floresta Colchão, Hotel Vera Cruz, Igreja Batista/Pibi Ijuí, Incógnita, Kumon, Mauro Dresch, Lojas  MB, Menegon, Multimóveis, Paróquia Nossa Senhora, Piazito Carreteiro, Posto Parati, Prósis informática, Quasat Solar, Real, Rede Clip Santo Antônio, Relva matriz e filial, Schirmann Getúlio Vargas e Schirmann Treze de Maio, Sub Way, TRR Lambari e Zuanazi.
Neste ano já estamos com 97 empresas parceiras e a intenção é ampliar o número de participantes, a iniciativa visa também aumentar o índice de reciclagem no município, a partir do estímulo às empresas locais, que destinam seus resíduos diretamente para as associações de catadores e, em troca, recebem do município um incentivo na taxa de coleta de lixo imbuída no IPTU. Empresários interessados podem entrar em contato com a Criatec no 3332 0212 ou solicitar direto pelo portal da prefeitura em serviços digitais/requerimentos/ redução taxa de lixo para empresa Amiga da reciclagem- logar e preencher o formulário.

Na oportunidade também será realizado o lançamento do Projeto Ecos Guardiões- Conscientização e Preservação do Meio Ambiente, projeto este que visa em parceria com UNIJUI – CRIATEC IMPACTO contribuir, fomentar e investir em práticas socioambientais com foco  nas crianças, adolescente, adultos e/ou idosos beneficiados pelas entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc. Durante o ano de 2023, diversas ações, palestras e oficinas serão desenvolvidas, de maneira planejada e com apoio de outros parceiros, tendo como principais objetivos, conscientizar sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis no dia a dia; reduzir, reutilizar e reciclar determinados materiais que causam impactos negativos no meio ambiente.