Governo Municipal - Segunda-feira, 13 de Março de 2023

Ação conjunta

SMMA, Smodutran e SMS realizaram mutirão de coleta de resíduos no bairro Thomé de Souza

Ação conjunta

Na última sexta-feira, dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a SMODUTRAN e a SMS, realizou o Mutirão de Coleta de Resíduos Volumosos no bairro Thomé de Souza, com o intuito de destinar corretamente os materiais que não não entram na coleta de lixo habitual do município de Ijuí.

Durante os dias que antecederam a coleta, os Agentes em Saúde orientaram os moradores que deixassem em frente às suas residências os resíduos a serem coletados.

Curiosidade: A destinação final correta é feita pela EcoSmart, uma empresa de Passo Fundo, que realiza a triagem dos materiais para reciclá-los e reutilizá-los.
O processo de reciclagem e reutilização é simples: o material que chega na EcoSmart passa por um controle de transporte de resíduos, chamado de CTR. Nessa medição, o endereço, transportador, gerador e o tipo de resíduo são identificados. Depois de conferido, o caminhão descarrega o material, que passa por uma esteira de 30 metros. Nesse momento, acontece a triagem de todo o material classe B (ferro, madeira, plástico, papel etc). No final da esteira, o material fica ''puro'', e cai numa peneira classificatória que indica se é areia, pedrisco ou saibo grosso. Outros materiais, como tijolo, concreto, argamassa, lata e plástico também são separados no equipamento.

Informamos aos moradores do Bairro Thomé de Souza que ainda nesta semana, estará sendo realizada a coleta dos resíduos volumosos que por algum motivo foram deixados para trás.