Governo Municipal - Terça-feira, 10 de Janeiro de 2023

Energia garantida

Crise hídrica não afeta distribuição de energia do Demei

Energia garantida

Apesar da estiagem que afeta o Rio Grande do Sul desde o ano passado, baixando o nível dos rios, açudes e alagados, causando prejuízos aos agronegócios e provocando situação de emergência em diversos municípios, não afeta a distribuição de energia em Ijuí.

De acordo com a diretora do Demei Geração, Daiana Pias, o sistema interligado de energia do país garante que não ocorra problemas de falta de energia, por exemplo, apesar da crise hídrica. O diretor do Demei Distribuição complementa, explicando que “a geração das usinas aqui da região Noroeste do Rio Grande do Sul estão com baixa produção, porém, como o sistema elétrico brasileiro é interligado somos abastecidos normalmente”, disse Marco Aurélio Sikacz.

“A geração da UHE Passo do Ajuricaba é compartilhada com todo o pais, da mesma forma que as demais geradoras que participam do sistema de cotas, a estiagem que nos afeta, afeta as demais regiões do país e quando a geração hídrica é insuficiente utiliza-se fontes alternativas, como o carvão, gás e nuclear”, explicou Daiana Pias.

A interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.