Cultura - Sexta-feira, 16 de Outubro de 2020

Aniversário do município não irá passar em branco

O 19 de outubro, dia dos 130 anos de fundação da Colônia Ijuhy, não está passando em branco. Mesmo com a necessidade de respeitar os protocolos sanitários referente à pandemia da Covid-19, fatos importantes seguem acontecendo no município.

Na segunda-feira, 12, foi iniciada a 34ª Festa das Culturas Diversificadas (Fenadi) em sua primeira edição virtual com diversas atrações que se estendem até a próxima segunda-feira. De maneira inovadora a Associação Comercial e Industrial de Ijuí ( ACI) segue atendendo a classe empresarial neste importante período para os negócios.

Para celebrar o aniversário de Ijuí, na segunda-feira, 19 de outubro, dois fatos irão marcar a data, sendo eles:

- Às 09h00, no palanque oficial no centro (Praça da República) o prefeito Valdir Heck e seus assessores irão hastear as bandeiras: municipal, estadual e nacional.

- Às 10h00, na Praça dos Imigrantes, inaugurando mais um ponto que reforça o fomento cultural da cidade, serão hasteadas as 13 bandeiras das etnias organizadas, que ficarão como um marco dos 130 anos completados, com mis um resgate histórico dos imigrantes que colonizaram a nossa terra.

Portanto, às 10 horas, além do hasteamento das bandeiras do município, estado e País, haverá o hasteamento das 13 entidades étnico-culturais de Ijuí pelos seus respectivos presidentes. A prática se restringe aos convidados a fim de evitar aglomerações.

Já no dia 27 de outubro num evento na Câmara dos Vereadores em parceria com o Poder Executivo e Legislativo serão homenageados seis membros da comunidade que adotaram Ijuí como sua terra. A reunião especial na Câmara, local da entrega das condecorações, irá homenagear por indicação do Executivo, as seguintes lideranças:

- Sérgio Luiz Allebrandt;

- Melânia Iora;

- João Boaro.

Mais três lideranças serão indicadas pelos intergrantes do Poder Legislativo.