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Escolas Municipais de Ensino Fundamental superam as metas do Ideb
O Ministério de Educação divulgou na manhã desta terça-feira, 15, os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2019, e as escolas do município de Ijuí tanto nos anos inicias quanto nos anos finais de ensino fundamental superaram as metas estabelecidas. Conforme o secretário municipal de Educação, Eleandro Lizot, nos anos iniciais do Ensino Fundamental a meta era 5,9 e o município atingiu 7,2; já a meta de 5,8 para os anos finais atingiu a pontuação de 5,9.
Para o Lizot, a melhora nos índices são oriundos dos programas municipais como o Programa Saber Mais, que oferece atividades de complementação de carga horária e reforço escolar nas áreas de português e matemática para os alunos do quinto e nono ano, também o programa Águia que trabalha a defasagem em idade série, além da realização do seminário Nosso Ideb em Ação, em 2018. O envolvimento da comunidade escolar com o ensino dos estudantes, ou seja, famílias dos alunos, professores, equipes pedagógicas e os investimento da administração municipal na educação também foram fatores importantes para a melhora nos índices.
A escola que obteve a maior pontuação nos anos inicias foi o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) com 8,0 e a escola com o maior acréscimo no desempenho do processo de avaliação foi a Escola Municipal Fundamental Thomé de Souza. Nos anos finais a escola com a maior nota foi a Escola Municipal Fundamental Soares de Barros com 6,2 e com o maior desempenho de superação foi a Escola Municipal Deolinda Barufaldi atingindo 5.1.
Para o secretário municipal de Educação os índices alcançados são resultado do trabalho integrado realizado entre a Smed, a partir das diretrizes da equipe pedagógica, e dos investimentos que a administração vem fazendo a cada ano na educação, destaca.
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